Apresentação

(Editado em 05/08/2020)

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realizará a 72ª edição de sua Reunião Anual inteiramente de forma virtual, entre setembro e dezembro, sempre na primeira semana de cada mês, com alguma atividade eventual na segunda semana. A decisão foi tomada diante das incertezas sobre a pandemia do coronavírus e a continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente disponível no momento para conter a disseminação da covid-19.

O evento aconteceria de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. Para marcar a semana original e o mês em que tradicionalmente a RA é realizada, a SBPC organizou uma versão digital com minicursos online, conferências e painéis de 13 a 24 de julho – a primeira Mini Reunião Anual Virtual. As atividades da programação científica, realizadas entre os dias 13 e 17, tiveram um alcance de 380 mil usuários nas transmissões pelo canal da SBPC no YouTube. O sucesso de público foi tão grande que o Conselho da SBPC e a UFRN decidiram que seria oportuno estender o evento ao longo do segundo semestre.

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada de 1º a 4 de setembro; de 6 a 9 de outubro; de 3 a 6 de novembro; e, finalmente, de 1º a 4 de dezembro de 2020. A programação científica nesses dias será composta por painéis e mesas redondas, que acontecerão das 12h às 14h; e por conferências, sempre às 18 horas, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.

A programação contará com WEBMinicursos e a sessão de pôsteres, sempre nessas semanas. Particularmente nos sábados de cada mês, serão realizadas atividades da SBPC Jovem e do Dia da Família na Ciência, com atrações para todas as idades.

As Reuniões Anuais da SBPC são realizadas desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

Convidamos a todos para assistirem as atividades da 72ª Reunião Anual Virtual da SBPC.

Participe! O evento é aberto ao público e somente há taxa de inscrição para quem quiser participar de WEBMinicursos.

Para manter-se informado sobre as atividades da SBPC lhe convidamos a tornar-se sócio (caso ainda não seja), mais informações no site http://portal.sbpcnet.org.br/socios/associe-se/, e assinar o Jornal da Ciência online (JC Notícias), gratuito, com edições diárias, no site http://www.jornaldaciencia.org.br/.

 

(Avisos sobre o adiamento do evento, divulgados em março de 2020)

Suspensão temporária das inscrições com e sem submissão de trabalhos

Em função da gravidade da situação gerada pela pandemia de coronavírus (Covid-19), declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciaram no último dia 18 de março que adiaram a realização da 72ª Reunião Anual da SBPC, que estava programada para ocorrer entre 12 e 18 de julho, em Natal.

A nova data do evento será divulgada assim que for possível definir um período adequado. Os interessados em participar da Sessão de Pôsteres ou de se inscreverem no evento devem aguardar o estabelecimento de um novo cronograma de inscrições.


AVISO DIVULGADO EM 18/03/2020:
Anúncio do adiamento da 72ª Reunião Anual da SBPC

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em função da gravidade da situação gerada pela pandemia de coronavírus (COVID-19) declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS),  decidiram adiar a realização da 72a Reunião Anual da SBPC, que estava programada para ocorrer entre 12 e 18 de julho na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

A nova data da 72ª Reunião Anual da SBPC, que tem como tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, será oportunamente informada quando tivermos mais elementos para a definição do período adequado.

A SBPC e a UFRN destacam que o apoio à pesquisa científica e ao sistema público de saúde, que deve ser muito fortalecido e ter recursos suficientes, são essenciais para a superação deste momento grave para o País e para a humanidade.  Estamos integrados aos esforços de enfrentamento da pandemia e é essencial que todas as autoridades, órgãos públicos, empresas, organizações da sociedade civil e população em geral atuem em conjunto, solidariamente e de acordo com orientações científicas e médicas.

Prof. Dr. José Daniel Diniz Melo Reitor da UFRN
Prof. Dr. Ildeu de Castro Moreira Presidente da SBPC