Programação de Novembro – SBPC Jovem e Família
Programação de Novembro
Exposição Virtual “Aedes: que mosquito é esse?”
Passeio virtual – Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Visita guiada – Espaço Coppe “Para que serve um acelerador de partículas?”
Visita virtual – Museu de Ciência da Vida
Visita guiada – Observatório Astronômico do Centro de Ciências
Vídeos da Tenda da Estatística”
A NORMALIDADE ESTATÍSTICA
Os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do Bacharelado em Estatística da UFRN mostram, neste vídeo, qual a ideia que está por trás da DISTRIBUIÇÃO NORMAL e como ela está presente no nosso dia a dia. No dia 10 de outubro, quando você assistir ao vídeo com a análise da MEDIDA DO PALMO DA MÃO DIREITA, você vai ver a Distribuição Normal aparecer novamente.
O DESAFIO DE MONTY HALL: VOCÊ MUDARIA OU NÃO MUDARIA DE PORTA?
Os alunos do PET (Programa de Educação Tutorial) do Bacharelado em Estatística da UFRN mostram, neste vídeo, como a nossa intuição funciona quando o assunto é probabilidade e por que podemos estar pensando de forma errada.
Internet das Coisas e Arduino
Introdução à Internet das Coisas e a programação física com Arduino. Esta oficina irá introduzir conceitos iniciais de Internet das Coisas e propor atividades práticas para trabalhar a programação física usando a placa Arduino e o simulador Tinker Cad.
Assista:
Exposição Aedes: que mosquito é esse?
A exposição trata de forma lúdica, interativa e dinâmica as características do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Acesse: https://www.eravirtual.org/aedes-que-mosquito-e-esse/
LADIF em Casa
O museu interativo da Física da UFRJ convida a todos a realizar diversos experimentos divertidos e interessantes que podemos fazer em casa. Fez um dos experimentos? Mande o vídeo pra gente! Visite nosso canal e descubra vários fenômenos da física em experimentos instigantes. Dúvidas? Fale com a gente!
http://www.youtube.com/c/LadifUFRJ
Arco-íris em casa?
Vamos somar e subtrair cores?
Levitando no SOM. Como é possível?
Chuva de partículas Cósmicas
Como fazer proteínas (que brilham!)
O vídeo conta com uma explicação dos processos que envolvem a síntese de proteínas nas células. A demonstração será feita em um sistema livre de célula com a produção de uma proteína verde fluorescente, permitindo ao espectador visualizar o resultado do experimento.
Acesso: em breve.
Apresentação do kit didático BIOTrECo (PARTE 1)
“Série de vídeos para educadores descrevendo os componentes do kit didático BIOTrECo
Todos os materiais descritos durante os vídeos podem ser acessados no link: https://drive.google.com/drive/folders/19eJ-7N9gkP4C8tJGjFVH0gCKes0kK1Ok?usp=sharing.
Vídeo 1 – Apresentação do Caderno do Educador
Este vídeo explora as informações contidas no Caderno do Educador, ou seja, o que é o kit BioTreco e como usá-lo para desenvolver atividades com os alunos. Tal caderno fundamenta-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fornece sugestões de como explorar os conceitos científicos.
ASSISTA:
Vídeo 2 – DNA, ENZIMAS E TUDO QUE HÁ DE BOM
O vídeo aborda conceitos explorados no material didático ilustrado denominado “DNA, ENZIMAS E TUDO QUE HÁ DE BOM”. Os educadores terão acesso a conceitos atualizados no ramo da ciência e tecnologia explorando elementos de uma célula bacteriana que permitem produzir uma proteína em um sistema livre de células (Cell-free). O DNA recombinante é transcrito em RNA mensageiro e depois traduzido em proteínas no sistema cell-free, utilizando enzimas, fonte de energia e os substratos (nucleotídeos e aminoácidos).
ASSISTA:
Vídeo 3 – MONSTRECOS
Neste vídeo apresentamos a atividade denominada “”Monstrecos”, o qual trabalha conceitos matemático e biológicos através da criação de um personagem. Junto à esta apresentação trazemos sugestões de como desenvolver temas da biologia a partir do jogo.
ASSISTA:
Vídeo 4 – OLHA A ONDA
O material didático “”Olha a onda”” apresenta de de maneira lúdica conceitos sobre ondas eletromagnéticas, comprimento de onda, frequência e os espectros de luz. Neste vídeo, comentamos sobre como usar esse material para abordar tais temas e relacioná-los com o experimento proposto.”
ASSISTA:
Contação e Sonorização de história
Carlos Freitas é professor de Música na educação básica. No YouTube, comanda o canal Musicalizando com Tio Carlos. Aluno especial no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui graduação em licenciatura em Música pela UFRN, foi colaborador e bolsista de iniciação à pesquisa no Grupo de Estudos e Pesquisa em Música (GRUMUS) da Escola de Música da UFRN (EMUFRN). Possui publicações de artigos em revistas e nos principais congressos de Educação Musical e áreas afins do Brasil (Revista MEB, ABEM Nacional e Regional, ANPPOM, CONEDU e outros). Ministrou a oficina de CONTO e CANTO: a iniciação musical de crianças com contação de histórias, num processo de imitação no Fórum Latino Americano de Educação Musical, ministrou atividades no I Encontro de Psicologia Educacional da UFRN, ministrou a Oficina de Prática Musicais no Congresso de Formação e Práticas em Educação Musical da UFRN. Aplicou oficinas de Contação de Histórias para Crianças na Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec 2018), na Cidade da Música. Ministrou o Curso Música na Educação Infantil: escuta, execução e releitura de poemas, histórias e canções no XXIV Congresso Nacional da ABEM.
Assista:
Peça teatro Blackout
A peça de teatro Blackout apresenta possibilidades para ensinar conteúdos científicos incríveis sobre a natureza da luz e suas propriedades como partícula e onda. Nela, os atores trabalham conceitos científicos básicos sobre a luz, explorando cores e prismas. Os três atores em cena representam a luz personificada, levando o público infanto-juvenil para uma viagem lúdica e experimental com as cores e prismas.
Assista:
Para que serve um acelerador de partículas?
Visita guiada sobre a contribuição da COPPE junto ao CERN para detecção de partículas e tratamento de dados por inteligência artificial.
Acesse:
Bate-papo com o Professor: Ética e Inteligência artificial
Uma explanação maravilhosa do Prof. emérito da UFRJ Muniz Sodré. Ele explica de forma simples as controvérsias e complexidades da inteligência artificial nas redes sociais. A comunicação entre nós estaria ameaçada? A ética pode ser o fiel da balança.
Acesse:
Oficina “No Trote do Cavalinho”
No trote do Cavalinho é uma vivência com foco na área de conhecimento Música nas infâncias. Nessa atividade exploramos de forma lúdica conceitos básicos do som e da música, como velocidade, ritmo além de unir a música ao movimento e a brincadeira, possibilitando desenvolvimento psicomotor e diversão. Os materiais utilizados são 1 par de copos plásticos e 1 vassoura. Oficina ministrada pela professora Aja Devi Dado Soares Abreu de Góes, do Núcleo de Educação da Infância – NeiCap/UFRN
Acesse:
Sigsaúde – apresentação do projeto
Apresentação do Projeto “Desenvolvimento de uma plataforma computacional de dados clínicos para otimização dos fluxos de trabalhos e integração de informações médicas nas clínicas de saúde”. Esse projeto é responsável pelo criação da plataforma Sigsaúde.
Acesse:
Análises Química-bromatológica – apresentação do projeto
Enriquecimento do coproduto Juá na forma in natura e processada para a elaboração de ração animal para ruminantes: Apresentação do projeto, com os resultados das análises Química-bromatologica.
Assista:
Oficina “Química dos Elementos”
Oficina apresentando experimentos com elementos químicos, demonstrando suas utilizações e importância.
Assista:
Obesidade no contexto da Covid-19
Este vídeo trata das questões relacionadas à obesidade e suas implicações para o agravamento dos sintomas da Covid 19.
Assista:
Visita guiada – Observatório Astronômico do Centro de Ciências
Apresentamos neste vídeo o observatório astronômico do Centro de Ciências, seus equipamentos e uma observação da lua com detalhes de seu relevo.
Assista:
Oficina “Geometria nos Mosaicos”
A oficina apresenta uma relação entre a matemática e a arte, através da confecção de mosaicos e a geometria a eles associada.
Assista:
Passeio virtual – Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
O Ciência ao Vivo dessa semana faz um passeio pelo Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o qual será conduzido pelo seu Diretor, o professor Eloi Teixeira.
Assista:
Visita virtual – Museu de Ciência da Vida
E se, em uma, você pudesse aprender um pouco mais sobre a #EvoluçãoHumana? Foi pensando nisso que o Ciência ao Vivo convidou o Prof. Athelson Stefanon que é coordenador do Museu de Ciências da Vida para falar sobre esse tema e apresentar o para a gente!
Assista:
Por que não conseguimos matar uma mosca no ar?
Você com certeza já tentou pegar aquela mosca enjoada e falhou muitas vezes. Pois é, nem todos temos a destreza do Senhor Miyagi, do Karatê Kid, mas a ciência explica o porquê. Acompanhe nossa live sobre #MicroscopiaEletrônica e desvende o mistério do mundo microscópico
Assista:
Mostra “As Ciências e a Pandemia de COVID-19”
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou em 5 de setembro, durante a SBPC Jovem, a Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19″ para estimular e ajudar a promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil. A mostra é parte das atividades da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2020.
Concurso de “Melhor Vídeo de Extração de DNA de Fruta”
Minuto da Sustentabilidade
Abertura de novas inscrições para o Concurso de clipes de 01 minuto, sobre a temática do Desenvolvimento Sustentável, para exibição no âmbito da SBPC Jovem. As inscrições se encerram em 15 de novembro e a cerimônia de premiação será realizada na sessão de encerramento da 72ª Reunião Anual Estendida, evento virtual em 05 de dezembro. O formulário de inscrição estará disponível no site e Facebook da ABCMC. Mais informações: abcmc.org.br e https://web.facebook.com/centrosemuseusdeciencia