É o congresso anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado desde 1948 com a participação de autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e de sociedades científicas de várias áreas do conhecimento. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados.
A 72ª Reunião Anual da SBPC será realizada inteiramente de forma virtual, entre setembro e dezembro de 2020. A decisão foi tomada diante das incertezas sobre a pandemia do coronavírus e a continuidade das medidas de isolamento social como medida mais eficiente, disponível no momento, para conter a disseminação da covid-19.
Entre os dias 13 a 24 de julho a SBPC já realizou a primeira Mini Reunião Anual Virtual, com o objetivo de marcar a semana em que o evento originalmente ocorreria. O sucesso de público foi tão grande que o Conselho da SBPC e a UFRN decidiram que seria oportuno estender o evento ao longo do segundo semestre.
Serão realizadas programações diferentes em cada mês: setembro, outubro, novembro e dezembro.
As atividades serão divulgadas na segunda quinzena do mês anterior em que será realizada.
As atividades do evento – conferências e painéis – são de acesso livre e gratuito.
A inscrição no evento é obrigatória somente para quem deseja matricular-se, mediante pagamento de taxa, em um WEBMinicurso.
A simples inscrição no evento não garante a Matrícula em WEBMinicursos. Para fazer a matrícula o inscrito deverá acessar no Módulo dos Inscritos, escolher o WEBMinicurso e realizar o pagamento da taxa.
As vagas dos WEBMinicursos são limitadas.
a) Todos os inscritos para o evento presencial já foram contatados, via e-mail, WhatsApp ou telefone. Se você não recebeu o contato verifique em seu e-mail (e caixa de spam) e também nos escreva pelo Fale Conosco.
b) Se você fez a inscrição para o evento “presencial”, para a submissão de trabalho, e optar por fazer a matrícula em um WEBMinicurso, preencha a ficha de inscrição do evento virtual, selecione o WEBMinicurso e efetue o pagamento da matrícula.
c) Mesmo quem pagou a taxa de inscrição para o evento presencial precisará pagar a taxa de matrícula de WEBMinicurso – cuja participação é opcional . Assim como havia a taxa de minicurso no evento presencial, também há a taxa para WEBMinicurso – que é similar ou reduzida.
Não. O trabalho aceito somente será publicado pela SBPC se o pôster for apresentado no evento virtual por meio da veiculação do vídeo do autor. A publicação dos Anais/Resumos da 72ª Reunião Anual da SBPC ocorrerá no formato de livro eletrônico, no site da SBPC, ISSN nº 2176-1221.
As vagas serão limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de pagamento da taxa. Quem não pagou até a data de vencimento do boleto terá sua inscrição automaticamente cancelada e a vaga do WEBMinicurso será disponibilizada para outros inscritos se matricularem.
Portanto, fique atento ao vencimento do boleto para não perder sua vaga no WEBMinicurso desejado.
O prazo final de matrícula será antecipado, caso as vagas se esgotem.
– SOBRE A EMISSÃO DE CERTIFICADOS:
. A SBPC não emitirá Certificado de Participação Geral no evento.
. A SBPC não emitirá certificado 1) a quem não assistir as 8 horas dos WEBMinicursos (sendo 6 horas gravadas e 2 horas ao vivo); 2) a quem não submeter o vídeo-pôster.
Conforme divulgado nas normas de matrícula em WEBMinicursos, os certificados estarão disponíveis conforme as turmas de WEBMinicursos realizados:
Turma |
Acessar o certificado a partir de |
1 |
25 de setembro |
2 |
23 de outubro |
3 |
20 de novembro |
4 |
20 de dezembro |
Conforme divulgado nas Normas de Pôster, os certificados estarão disponíveis a partir de 20 de dezembro.
O acesso aos certificados deverá ser feito pelo próprio inscrito no site: https://reunioes.sbpcnet.org.br/certificados
– As videoaulas gravadas serão transmitidas pela plataforma Moodle e a aula ao vivo pelo Zoom. O aluno deverá acessar todas as videoaulas pelo Módulo dos Inscritos.
– O controle de presença é automático e não estará visível na tela das videoaulas. Você poderá rever as videoaulas quantas vezes quiser.
– Atenção: o controle de presença na aula ao vivo também é automático. Utilize o CHAT para interagir e o recurso Q&A enviar questões aos palestrantes. O CHAT não será utilizado para controle de presença.
– As dúvidas em relação ao conteúdo do curso devem ser enviadas pelo fórum do Moodle até 2 dias antes da aula ao vivo. Não deixe para tirar suas dúvidas sobre o tema do curso somente na aula ao vivo, pois se houver muitas questões o tempo de live pode ser insuficiente para esclarecer a todos.